Se você está lendo este artigo é porque provavelmente precisa descongelar carne para churrasco, mas será que isso é possível? Muitas vezes nos esquecemos de tirar a carne do freezer antes de prepará-la.
Mas fique tranquilo, pois isso acontece nas melhores famílias. Todos os que cozinham, até quem faz isso todos os dias, já se esqueceram de tirar a carne e na hora ela estava uma pedra de gelo.
Porém, não podemos deixar que isso abalar os nossos planos de churrasco, não é mesmo? Há, sim, formas de descongelar a carne de maneira adequada, mas nem todas elas são válidas.


É importante descongelar sua carne para churrasco de forma adequada
Pode parecer simples descongelar uma carne para churrasco no momento da correria, porém, é importante fazer isso com cautela e de formas adequadas.
Muitas pessoas cometem o grande erro de colocar a carne na água quente para já começar o seu processo de cozimento enquanto ela descongela, mas isso irá mudar totalmente as propriedades da carne, perdendo em sabor e textura.
A melhor forma de descongelar a carne é, de fato, passando ela do congelador para a geladeira.
No caso de uma peça grande, talvez seja necessário tirar da geladeira algumas horas antes, pois pode demorar até mais de um dia para descongelar por completo apenas na geladeira.
Porém, essa forma de descongelar carne para churrasco é justamente para quem se programou e provavelmente você está querendo uma solução mais rápida, não é mesmo?
Conheça agora algumas formas de descongelar a carne de maneira mais rápida sem que ela sofra alterações significantes de sabor ou textura.


Utilizando Uma Tábua Especial para Descongelar
Utilizar uma tábua especial para descongelar carne para churrasco é uma opção segura e higiênica para o processo de descongelamento.
A tábua é feita de alumínio, que conduz o calor e permite com que a carne descongele mais rapidamente e de forma uniforme, evitando a formação de áreas mais quentes onde as bactérias podem se multiplicar.
Para utilizá-la, basta colocar a carne em cima da tábua e deixá-la em temperatura ambiente por 20 a 60 minutos, dependendo do tamanho e da espessura da peça de carne.
É importante verificar a temperatura da carne de vez em quando para garantir que ela esteja descongelando de forma segura e evitar o risco de intoxicação alimentar.
Quando a carne estiver totalmente descongelada, basta secá-la com papel toalha e estará pronta para ser preparada no churrasco.
Se você quiser descobrir outros acessórios e ferramentas para deixar o seu churrasco ainda mais prático e saboroso, acesse o nosso Outlet do Churrasco e conheça nossas indicações.
Descongelando no sol
Na verdade, você não irá descongelar sua carne diretamente no sol.
Você irá colocá-la em um lugar que ainda bata sombra e que seja arejado, mas que esteja próximo ao sol. Isso irá acelerar o processo de descongelamento e ainda manterá as propriedades da sua carne intacta.
Porém, este método também exige algumas horas. Ele é eficaz para quem decide fazer aquele churrasco de última hora, mas que ainda tem um tempinho para se programar.
Utilize vinagre
Outra forma de descongelar carne para churrasco é utilizando vinagre. Todos sabem que o vinagre é bom para uma diversidade de coisas, mas o que poucos sabem é que ele pode ajudar a descongelar.
O primeiro passo é colocar a carne em uma recipiente com água fria. Adicione cerca de 10 a 15 gotas de vinagre branco. Depois de alguns minutos a carne deve estar descongelada.
Essa técnica é extremamente rápida, mas utilize apenas em último caso, pois esse descongelamento fast pode alterar um pouco do gosto e da textura da carne (mas não que prejudique significativamente o seu churrasco!).
Método das panelas
Esta é uma das formas de descongelamento que, a princípio, você pode achar bem estranha, mas irá te ajudar com o seu objetivo. Vamos lá?!
A primeira coisa que você deve fazer é pegar uma panela de tamanho grande e, então, colocá-la de ponta cabeça em uma superfície plana. Em cima da panela (que será o fundo dela) você coloca a sua carne.
Pegue uma segunda panela, encha em água fria e, depois, coloque a panela com água fria em cima da carne.
Pode parecer mágica ou até mesmo crença, mas, na verdade, é uma técnica de condutividade térmica.
Haverá uma troca de calor no sistema panela – carne – panela, fazendo com que a peça de carne receba mais calor e, assim, descongele.
Descongele em água fria
É possível usar água fria para descongelar carne para churrasco? Na verdade, sim, mas essa técnica também leva um pouco mais de tempo.
Você só precisará encher um recipiente com água fria (não precisa ser gelada, por ser água da torneira mesmo) e, então, coloque a carne congelada – lembrando que ela deve estar dentro do saquinho.
A carne deve ficar submersa para o efeito acontecer. O alimento começará a “transferir o frio” para a água. De tempos em tempos troque a água por fresca novamente, isso irá ajudar a acelerar o processo.


Quanto tempo demora para descongelar carne para churrasco
Se você está se questionando sobre o tempo desses métodos e se dará ou não para fazer o seu tão esperado churrasco, saiba que é um tanto quanto difícil responder este questionamento.
O tempo para descongelar irá depender do tamanho da carne e, também, do método.
Quanto maior a carne, mais tempo ela demora para descongelar.
Se a peça estiver cortada em bifes, o processo será muito mais rápido, pois haverá maior superfície de contato para fazer a troca de calor com o meio.
Então, a melhor forma de você garantir um churrasco delicioso, suculento e sem pressa é tirando a carne antes para evitar qualquer tipo de problema!


O churrasco vai além da carne vermelha
Se a sua carne vermelha ainda está muito congelada e você não tem tempo para que ela fique no ponto de ir à churrasqueira, não se preocupe.
Normalmente os outros itens de churrasco descongelam mais rapidamente – justamente porque são menores que as peças de carne vermelha. Sendo assim, o seu churrasco ainda pode estar à salvo!
De fato, a carne vermelha acaba sendo o personagem principal de muitos churrascos, mas os outros itens, quando bem feitos, são tão gostosos quanto.
Invista em variedade e pense em tudo aquilo que está descongelado. Além disso, invista em pães de alho, batata assada, vinagrete, salada e todos esses acompanhamentos de um churrasco bem farto e gostoso.
No final você verá que, apesar da carne fazer um pouco de falta, seu churrasco ainda ficará uma delícia!


Mas, claro, se você realmente não abre mão da vermelhinha e o tempo está muito curto, talvez seja mais interessante comprar outra peça para garantir a qualidade da sua carne.
Descongelar carne para churrasco é indicado quando ainda há algumas horas antes do preparo, mesmo que poucas.
Dessa forma, é possível conseguir um bom resultado!