Como Fazer Churrasco: O Guia Completo

Fazer um churrasco é o motivo perfeito para reunirmos os amigos e a família, em qualquer época do ano, e apreciarmos uma saborosa carne preparada na brasa com quem mais gostamos.

Fazer jus a esse evento e preparar um bom churrasco pode ser um desafio para quem assumir o papel de churrasqueiro, principalmente se essa pessoa não tiver muita experiência como assador.

Pensando nisso, e para garantir que esse momento seja sempre especial, nós preparamos um guia completo de como fazer churrasco para que não falte nada e você possa encantar os seus convidados.

Definir a quantidade de carne por pessoa

pedaços de carne para churrasco na tábua

O primeiro passo é definir a quantidade de carne a ser comprada e, para isso, você vai precisar saber quantos convidados vão comparecer ao churrasco.

A partir do número de convidados, será possível fazer uma estimativa e garantir que todos fiquem satisfeitos, e também que você não exagere nas compras.

É comum utilizarmos a quantidade de 400g de carne por pessoa.

Isso inclui não somente carnes bovinas, mas também salsichão, carnes de frango e porco.

Se no evento tiver crianças, você pode considerar metade dessa quantidade para elas.

Por exemplo, para um evento com 6 adultos e 2 crianças, você vai calcular 6x400g + 2x200g, totalizando 2,8kg de carnes.

Simples, né?

Agora que você já sabe quanto de carne comprar, é hora de saber quais tipos de carnes para churrasco você deve escolher.

Escolher as melhores carnes para churrasco

carne para churrasco com temperos

É comum chegarmos no açougue, darmos de cara com um monte de cortes diferentes e não termos a menor ideia do que levar.

Se você ainda não tem um corte favorito, ou não tem muita experiência como assador, o ideal é não se arriscar, e escolher entre as carnes para churrasco mais populares.

Entre elas, estão: 

  • picanha;
  • fraldinha;
  • maminha;
  • alcatra;
  • contra-filé;
  • costela.

Não tenha medo de pedir recomendações para o açougueiro, e perguntar quais peças de carne estão mais bonitas e frescas.

Para quem gosta de carnes de frango no churrasco, as coxinhas da asa são muito bem-vindas. E para cortes de porco, prefira uma costela suína, com um pouco mais de gordura e sabor.

E por último, não esqueça da linguiça.

A mais comum, e que agrada a todos, é a linguiça toscana. Há também as opções apimentadas, para quem gosta de um tempero mais forte.

Servir acompanhamentos para churrasco

legumes em uma tábua

Não só de carne vive o churrasqueiro!

Para uma experiência completa, é importante servir alguns acompanhamentos para os seus convidados.

E para você não errar, trouxemos alguns dos acompanhamentos para churrasco mais comuns:

Pão com alho: fácil de preparar e super saboroso, fica pronto em alguns minutos, e é vendido pronto na grande maioria dos supermercados e açougues. Se você preferir, também pode preparar em casa, com qualquer receita simples da internet.

Legumes assados: existem ótimas opções que não só agradam os vegetarianos, mas acompanham muito bem os diferentes tipos de carne. Pimentão assado e cebola no espeto são ótimas opções.

Salada de batata (ou maionese de batata): com batata, maionese e sal já é possível preparar uma salada de batata deliciosa. É uma ótima opção de carboidrato para fugir do comum e um excelente acompanhamento.

Queijo coalho: geralmente é embalado e vendido no espetinho, pronto para ir para a grelha. Alguns minutos no fogo já é o suficiente para o cheiro dar água na boca e abrir o apetite dos convidados.

Usar os temperos certos

carne para churrasco crua com sal e temperos

Para temperar as carnes, não existe muito segredo.

A maioria das carnes vermelhas vai bem com sal grosso. E você também pode usar sal fino ou sal parrillero, se preferir.

Espalhe o sal grosso de forma uniforme por toda a carne, alguns minutos antes de levá-la ao fogo. E quando for retirar a carne, use a parte de trás da faca de churrasco para bater na peça e retirar o excesso de sal.

Você também pode experimentar utilizar outros temperos como pimenta do reino e alho, se quiser dar um sabor diferente ao seu assado.

Para carnes de porco e frango, além do sal e da pimenta, é comum usar limão para temperar.

Comprar carvão

homem colocando carvão na churrasqueira

Você vai encontrar diferentes tipos de carvão.

Os mais comuns são o carvão briquete, que é mais ecológico, e o carvão vegetal, que é o mais comum e barato, mas ainda sim uma ótima opção, e por isso acaba sendo o carvão mais utilizado.

De maneira geral, açougues e redes de supermercados vendem carvões com boa procedência.

Mas é importante prestar atenção em alguns detalhes quando fizer o fogo na churrasqueira, para atestar a qualidade do produto:

  • veja se o tamanho dos pedaços de carvão não são muito pequenos, e se o produto não veio esfarelado demais dentro do saco;
  • na hora de acender a churrasqueira, observe se o produto está soltando fumaça demais. Se isso acontecer, procure outra marca de carvão.

Quantidade de carvão

Utilize entre 1,2 e 1,5 quilos de carvão para cada quilo de carne que for assar.

Trazendo um exemplo prático: se você for assar 3kg de carne, um saco de carvão de 4kg deverá ser o suficiente para o seu churrasco.

Como todo bom churrasqueiro, para garantir, tenha sempre um saco de carvão extra fechado em casa para não dar chance para o azar.

Fazer um bom fogo na churrasqueira

carvão queimando na churrasqueira

Existem diversas técnicas para acender uma churrasqueira, e todo churrasqueiro tem a sua favorita e se orgulha em dizer que é o jeito certo de fazer fogo.

Você já deve ter visto alguém acender com álcool, com papel higiênico e óleo, com acendedores automáticos, com álcool gel em pastilha e por aí vai.

Se você é iniciante, e quer garantir que o fogo acenda sem maiores problemas, utilize um acendedor para carvão simples da Fiat Lux, aqueles que parecem um fósforo gigante, ou mesmo um acendedor de álcool gel em pastilhas.

Você só precisa colocar embaixo do carvão e deixar queimar. Moleza!

Usar utensílios e facas para churrasco

carne assada com faca, garfo e pegador de churrasco

Não faltam opções e diferentes tipos de utensílios para churrasco, mas alguns são essenciais para que o churrasqueiro faça um bom trabalho.

Pegador de carne

O pegador vai garantir que você manuseie a carne na grelha sem se expor ao calor da churrasqueira, evitando que você se queime e consiga virar o que está assando na churrasqueira com facilidade.

Garfo para churrasco

O garfo tem basicamente a mesma função do pegador, e evita que você se queime com as altas temperaturas da brasa e tenha mais controle do seu churrasco sem mais dificuldades.

Tábua para corte

A tábua própria para corte de carnes é peça fundamental para qualquer churrasqueiro. Os modelos mais simples tem somente um friso para escorrer o suco da carne, e alguns modelos mais sofisticados tem espaço para colocar farofa ou separar diferentes tipos de alimentos.

Faca para churrasco

Se tem um item que faz toda diferença na hora de preparar um churrasco é a faca. Uma faca de qualidade e bem afiada acelera o processo e facilita muito a vida do churrasqueiro na hora de tirar as peças do fogo e servir seus convidados.

Cuidar o ponto da carne

carne de churrasco no ponto com legumes

O ponto da carne sempre gera polêmica, principalmente quando o número de convidados é mais alto, pois a preferência costuma variar bastante.

Por isso, tentar agradar a todos não é uma tarefa fácil, mas existe um truque simples: separe cortes diferentes para os diferentes gostos.

Para os que preferem a carne mais bem-passada, prepare cortes mais finos.

Já para os que preferem a carne mais mal-passada, prepare cortes mais grossos.

Em compensação, se for cortar uma picanha em tiras, por exemplo, deixe os pedaços mais grossos para os convidados que gostam de uma carne mais vermelha, e corte tiras mais próximas de bifes para assar para os demais.

Dessa forma, você agrada a todos e evita que a carne fique seca ou dura por ter ficado muito tempo no fogo.

No fim das contas, todos ficam satisfeitos, inclusive o churrasqueiro.

Não esquecer das bebidas

caneca com cerveja

Por último, mas não menos importante, o que não pode faltar no churrasco são as bebidas.

Existem algumas regras básicas importantes para garantir que as bebidas, ou a falta delas, não tirem o brilho do seu churrasco:

  • tenha diferentes tipos de refrigerante
  • compra água, com e sem gás
  • se comprar cerveja, tenha certeza de colocá-las no congelador com antecedência
  • peça para seus convidados trazerem suas bebidas preferidas, se quiserem

Seguindo esses quatro pontos, todos ficam felizes e não vai faltar opção de bebidas, independente do gosto dos seus convidados.

Cuidar da limpeza

cuidando da limpeza da churrasqueira

Eu tenho certeza que seu churrasco foi um sucesso, seus convidados saborearam uma carne deliciosa e não faltou elogios para o assador.

Mas agora chegou a hora de todo mundo ir embora, e só falta uma coisa para fechar esse dia com chave de ouro: limpar os espetos, a grelha e a área da churrasqueira.

Não deixe para o próximo churrasco para limpar tudo.

Sempre que você quiser assar uma carne novamente, todos os seus utensílios, mas principalmente a churrasqueira, estarão limpos e prontos para serem utilizados.

Eu espero que esse guia completo tenha ajudado e preparado você com a base de como fazer churrasco, para que você possa preparar excelentes assados e aproveitar esses momentos com sua família e seus amigos!

plugins premium WordPress