A base para um bom churrasco é o fogo. E fazer um bom fogo para assar sua carne depende basicamente de um carvão de qualidade.
Um bom carvão para churrasco garante um acendimento rápido, uma brasa duradoura e muito mais sabor para o seu assado.
Cada churrasqueiro tem sua preferência, e diante de tantas opções diferentes, surgem algumas dúvidas na hora de comprar o carvão.
Por isso, preparamos um artigo com as principais informações sobre o assunto, para que você evite alguns erros comuns e possa escolher o melhor carvão para churrasco com muito mais segurança.
Com tudo isso, você vai dominar o processo de como fazer churrasco em pouco tempo.
Tipos de carvão para churrasco


Existem vários tipos diferentes de carvão, e entre os mais populares estão o carvão briquete, o carvão de bambu e o carvão vegetal.
Carvão Briquete
É a opção mais ecologicamente correta, pois é feita a partir de materiais reaproveitados que seriam normalmente descartados, como restos de madeira, de carvão ou pó de serra.
Ele é um pouco mais difícil de acender, mas dura mais tempo e solta muito pouca fumaça no processo.
Apesar de não ser a opção mais barata de carvão, tem um bom custo benefício por manter as chamas em uma temperatura não muito elevada por mais tempo.
Carvão de Bambu
É uma excelente opção de carvão para ambientes pequenos e fechados, pois não solta fumaça nem cheiro.
É um carvão vegetal, mas tem uma qualidade superior ao carvão mais comum pois mantém altas temperaturas por mais tempo.
Carvão Vegetal
Por ser a opção mais comum e barata, é o carvão mais utilizado nos churrascos e pode ser encontrado em grande parte dos açougues e redes de supermercados.
Por isso, é uma excelente opção e o melhor custo benefício quando falamos de carvão, pois alcança altas temperaturas e não costuma demorar mais que 10 minutos para acender, em média.
Para garantir a qualidade do seu assado, é sempre bom observar a procedência e origem do produto na embalagem, além de outros detalhes que vamos falar a seguir.
Como identificar um carvão de qualidade?


Existem algumas técnicas simples para identificar o melhor carvão para churrasco, mesmo antes de abrir o saco.
A primeira coisa que você deve observar é a qualidade do saco e como esse produto foi preparado.
O saco de carvão está muito amassado ou rasgado?
Se o produto estiver muito amassado, provavelmente a manipulação do produto não foi muito boa. E se estiver rasgado, há chances de ter acumulado muita umidade e o seu fogo acabar ficando prejudicado.
Ao tocar no produto, você sente pedaços maiores ou pedaços muito pequenos?
Sinta o carvão por fora do saco e observe se os pedaços estão grandes o suficiente.
Pedaços muito pequenos são indicativos de má qualidade e muito pó, e seu carvão não deve segurar a temperatura adequada por muito tempo.
Ao abrir o carvão, observe se o interior do saco está muito sujo e sem muito pó. Um saco mais limpo por dentro é um bom indicativo de qualidade.
Outros indicativos de boa qualidade do carvão para churrasco são:
- as toras não sujam tanto as mãos, pois não soltam muito pó;
- ao queimar, não soltam muita fumaça;
- são bem secos, e você vai ouvir estalos enquanto o fogo acende
- não demoram muito tempo para pegar fogo
Como acender o carvão?


Não existe uma maneira certa de acender o carvão, apesar de todo assador defender com unhas e dentes que a sua técnica funciona melhor.
Dê preferência para técnicas mais simples, como o acendedor de churrasqueira e lareira, daqueles que funcionam como um fósforo grande, ou as pastilhas de álcool próprias para churrasco.
Ambas só precisam ser acesas debaixo de uma pequena pilha de toras de carvão para que seu fogo comece.
Você pode optar também por técnicas mais elaboradas como a do pão velho com álcool, do papel higiênico com óleo de cozinha ou mesmo utilizar um acendedor elétrico.
Nós temos um artigo ensinando mais sobre essas técnicas e dando algumas outras dicas sobre como fazer fogo para churrasco.
É melhor usar carvão ou lenha?


Cada uma das opções tem suas características, e a escolha vai depender da preferência do assador.
O carvão é mais fácil de usar. Ele queima rápido e produz um fogo constante sem grandes dificuldades, o que garante mais eficiência e agilidade na hora de preparar o seu assado.
Já a lenha, principalmente a frutífera, como a laranjeira e limoeira, garante um sabor diferenciado para a carne e um tempero extra no seu churrasco.
A lenha frutífera costuma queimar bem rápido, e deve ser usada para cortes que exijam um cozimento mais curto.
Já as lenhas de eucalipto demoram mais para pegar fogo, mas garantem um fogo mais duradouro, e é ideal para cortes que precisam ficar mais tempo na churrasqueira.
Teste as diferentes opções e veja o resultado no sabor do seu churrasco.
Como guardar o carvão que sobrou?
Um problema muito comum, principalmente em regiões mais úmidas, é a dificuldade de conservar o carvão para que ele não acumule umidade de um churrasco para o outro e mantenha sua qualidade.
O carvão absorve naturalmente a umidade, não só do que está em contato direto com ele, mas também do ambiente, por isso alguns pequenos cuidados são necessários.
Para evitar que seu carvão “estrague” e prejudique seu próximo churrasco, faça o seguinte:
- feche bem o saco de carvão depois de usar;
- guarde o que restou em um local seco e arejado;
- armazene o carvão longe do chão;
- mantenha o saco longe dos pets, para evitar que rasguem ou urinem nele.
Se por algum motivo você deixar o seu carvão ficar úmido, deve demorar um pouco mais para ele pegar fogo, pois o álcool ou óleo que você utilizar para acender a churrasqueira vai secar as toras antes do fogo pegar de verdade e o carvão começar a virar brasa.
Com todas essas informações em mãos, você agora está pronto para escolher o carvão para o seu churrasco sem medo. Sua carne vai ficar ainda mais saborosa e você vai surpreender os seus convidados!