Os Tipos de Churrasco Pelo Mundo. Conheça 13 tipos

É comum pensarmos que o churrasco é uma coisa genuinamente brasileira, não é mesmo? Mas você sabia que há diversos tipos de churrasco ao redor do mundo?

O que conhecemos e praticamos no Brasil é apenas uma das formas de comer. Lembrando que até mesmo dentro do país temos variedades significativas quando falamos sobre churrasco.

Neste artigo você vai conhecer um pouquinho mais da cultura de outros países e, também, um pouco mais sobre o bom churrasco brasileiro.

Leia também: As Melhores Facas para Churrasco para 2023

Imagem de carnes no espeto sendo cortadas em uma churrascaria.

Quais são os tipos de churrasco ao redor do mundo

Foi realizada uma pesquisa para levantar quais são os tipos de churrasco mais populares em outros países. Conheça agora:

Bulgogi, Coreia do Sul

O churrasco coreano é bem diferente do brasileiro. Lá eles têm o costume de realizar a refeição com tirinhas de carnes que são marinadas no molho de soja, gergelim e cebolinha.

Além disso, é comumente servido com verduras e legumes. Bem, é algo mais próximo de um rodízio de comida japonesa do que de um churrasco brasileiro!

Foto de um churrasco tipo Bulgogi.

Braai, África do Sul

Já na África do Sul o evento é um pouco semelhante ao Brasil. Também é um dia para reunir pessoas queridas e assar uma carne.

O item mais comum é a carne de cordeiro e a boerewors, que é algo parecido com uma salsicha bem popular localmente.

Foto de um churrasco tipo Braai.

Barbacoa, México

Podemos dizer que a Barbacoa é uma espécie de churrasco mexicano, pois o ritual é assar uma carne na fogueira de maneira bem lenta ou até mesmo em um buraco cavado no chão.

Lechón, Filipinas

Você já tinha parado para pensar em como o churrasco acontece na Filipinas? Pois é, o país também tem as suas tradições.

Lá, assim como em alguns países da América Latina e Espanha, é comum assar um porco inteiro no espeto (talvez você já tenha visto essa cena em algum filme!).

Shish Kebab, Turquia

Mais um dos tipos de churrasco é o da Turquia. Lá ele é conhecido como shish kebab, que são pedaços de carne grelhados em espetos.

Foto de um churrasco tipo Shish Kebab.

Tandoor, Índia

Tandoor é, na verdade, uma espécie de forno, podendo ser feito de inox ou de barro. Ele é utilizado para o preparo de uma variedade de pratos indianos, inclusive carnes assadas.

A carne mais popular é o espeto de frango (lembrando que para os indianos a carne de vaca é sagrada).

Foto de um churrasco tipo Tandoor.

Char siu, China

O Char Siu é o famoso churrasco chinês, sendo baseado na carne de porco assada. Ela é temperada de várias formas e também é comum que vá ingredientes como queijo de soja e mel.

Yakitori, Japão

A versão japonesa do churrasco, chamada Yakitori, é um espeto de frango grelhado extremamente popular no país. Costuma ser vendido nas ruas e adorado por todos.

Foto de um churrasco tipo Yakitori.

Barbecuing, Reino Unido

O churrasco no Reino Unido, assim como na Irlanda, é relativamente semelhante ao nosso.

Lá é muito comum ter churrasqueiras no quintal e fazer uma celebração ao ar livre. Porém, os itens estão mais semelhantes ao churrasco dos americanos, sendo constituído por salsicha e hambúrgueres.

Foto de um churrasco tipo Barbecuing.

Khorkhog, Mongólia

Dentre as formas de fazer churrasco no Mongólia temos uma versão onde a carne é preparada em cima de um prato de alumínio.

Kalua, Havaí

Eles fazem o churrasco em um forno subterrâneo conhecido por IMU e, sem dúvidas, é um dos tipos de churrasco mais distintos do nosso.

Foto de um churrasco tipo Kalua.

Um bom churrasco brasileiro

O Brasil também possui as suas particularidades e cada lugar do país traz características diferentes na hora de cozinhar.

No Sul do país, por exemplo, a cultura do churrasco é extremamente forte, mas eles vão muito além da carne na churrasqueira.

Os gaúchos amam fazer a famosa costela de chão, onde a carne é assada no fogo feito no chão (nada de churrasqueira neste modo de preparo). A carne fica deliciosa e com aquele gosto incrível de defumado.

Os acompanhamentos são arroz branco, farofa, linguiça e outros itens que também são comuns no sudeste.

Para muitos pode até mesmo parecer um absurdo, mas na região Sudeste não é nada incomum encontrar churrascarias que trabalham com carne e frutos do mar ao mesmo tempo (inclusive comida japonesa).

E nas próprias residências podem aproveitar a brasa da churrasqueira para fazer um peixinho.

O churrasco na região nordeste também tem as suas particularidades. A carne de sol, também conhecida como carne seca, acaba sendo a grande atração.

De acompanhamento não pode faltar cuscuz e mandioca (aipim ou macaxeira, depende da região que você é!).

Conheça o churrasco tipo parrilla

Carnes sendo assada na parilla.

Em algumas regiões do Brasil, principalmente no sul, usa-se a parrilla ao invés da churrasqueira convencional.

A parrilla é uma espécie de churrasqueira, mas que mantém as brasas nas laterais.

Isso faz total diferença no churrasco, mas é preciso que o churrasqueiro esteja habituado a esse tipo de equipamento, pois caso contrário o churrasco pode não ficar tão suculento e no ponto certo.

Como você viu, há muitas e muitas opções de churrasco no Brasil e no mundo, sendo possível sempre assar alguma carninha para reunir os amigos, mesmo que os ingredientes principais estejam em falta (você sempre pode reinventar).

O importante é temperar tudo muito bem, deixar as carnes durante o tempo correto com tempero e, então, apreciar essas delícias numa boa brasa (seja na churrasqueira convencional ou na parrila.

E aí, conhecia algum dos tipos de churrasco citados nessa lista? Qual deles você mais gostaria de experimentar?

plugins premium WordPress