Tipos de Sal para Churrasco: Muito Além do Sal Grosso

Se você ama churrasco, com certeza sabe que o Sal Grosso é um dos tipos mais convencionais e saborosos para temperar a carne, mas você sabia que existem diferentes tipos de sal para churrasco?

Pois é, quem é um pouco mais expert em churrascos sabe que existe uma variedade de opções para quem deseja ousar no tradicional churrasco.

Se você está querendo aprimorar as suas técnicas de temperar carne e está buscando algo diferente, aqui você irá encontrar! Além disso, trazemos várias dicas sobre variados assuntos.

Imagem de uma colher de madeira com sal para churrasco

Quais são os tipos de sal para churrasco

Então, sem mais delongas, vamos para os principais tipos de sal para churrasco que você pode utilizar.

Alguns são realmente mais convencionais e você consegue encontrá-los facilmente no mercado. Outros são mais peculiares e só achará na internet ou em lojas especializadas.

Sal Grosso

Não poderíamos deixar de falar do famoso Sal Grosso, não é mesmo? De fato, ele é um dos principais em churrasco. Porém, não vamos confundir sal grosso com sal médio grosso!

O efetivo sal grosso é o maior do mercado e ele é ideal para peças maiores e que são feitas inteiras, como a costela.

Ele é proveniente da extração mineral. O sal marinho passa por diversos processos até chegar ao ponto que você conhece.

Sal Grosso médio

O Sal Grosso Médio é um pouco menor que a versão anterior, mas tirando isso são iguais. É o tipo de sal ideal para preparar peças menores, como picanhas, fraldinha, entre outras.

Sal marinho

O Sal Marinho é feito da evaporação da água do mar e ao contrário dos sais anteriores não passa por processos de refinação. Isso faz com que ele promova um sabor mais acentuado para a carne.

Sal de parrilla

Você sabia que o Sal de Parrilla é o sal tradicional do churrasco Argentino? Os grãos são de tamanho médio e conseguem salgar a carne de maneira uniforme.

Sal de parrilla na tábua

Sal defumado

Esse tipo de sal possui um sabor mais adocicado devido ao seu processo de produção. Ele é levemente defumado com madeiras nobres, motivo para esse sabor diferenciado.

É um sal bem versátil, podendo ser usado em diferentes tipos de carnes e até no dia a dia.

Sal negro

O sal negro é extraído do Himalaia e possui origem vulcânica! Ele não é refinado e sua coloração escura é por conta dos elementos químicos que compõem as pedrinhas de sal.

Tem sabor único, é bem crocante e combina muito bem com carnes vermelhas, valendo a pena experimentar.

Flor de sal

Continuando com a nossa lista de tipos de sal para churrasco temos a Flor de Sal, proveniente dos primeiros cristais colhidos das salinas.

Possuem um formato único e não passam por nenhum tipo de refinamento. Caem muito bem em carnes, mas, também, em saladas e até mesmo nas sobremesas.

Sal rosa do Himalaia

O sal rosa do Himalaia pode ser encontrado em diferentes granulometrias. Ele é levemente picante, mas ao mesmo tempo bem suave.

Pode usar sal fino nas carnes?

Imagem de sal fino para churrasco na tábua

O sal fino não irá entrar nos tipos de sal para churrasco? Apesar de não ser comumente utilizado em churrascos, ele pode ser usado para os bifes bem finos.

É verdade que o sal desidrata a carne?

Agora que você já conhece quais são os tipos de sal para churrasco, resta responder um questionamento importante: será que o sal desidrata mesmo a carne?

A resposta é não! Isso porque a quantidade de sal usada para temperar as peças não é suficiente para desidratá-las. Na verdade, ocorre um processo químico que irá lhe surpreender.

O sal de cozinha é o nome popular para o Clore de Sódio (NaCl). Quando o sal é misturado à carne e seu líquido, o NaCl irá se dissociar em íons de Cl (cloro) e Na+(sódio).

Os íons de cloro irão penetrar nas fibras da carne e fazer com que elas se expandam. Nisso, a água com o sódio irá invadir esses espaços. Ou seja, a sua carne ficará divinamente temperada!

Então, o sal irá ajudar a retenção do líquido nas fibras musculares. Por conta disso, não lave ou escorra a peça antes de levá-la para a churrasqueira. Além de tirar o sal você também estará tirando seus nutrientes.

Carnes cruas para churrasco na tábua

Um dos erros mais cometidos pelos churrasqueiros é justamente não deixar o sal agir pelo tempo devido na peça, interferindo neste processo.

Quando o sal é adicionado e logo depois “batido” e levado à churrasqueira, a carne não conseguirá realizar o processo citado anteriormente.

Então, tenha paciência com os diferentes tipos de sal para churrasco. O tempo depende de cada corte, mas, em média, varia de 3 até 6 minutos.

Como temperar frango

Colocando sal no frango na churrasqueira

Essas dicas também se aplicam ao frango? Na verdade, o tempero do frango no churrasco é bem diferente da carne vermelha.

Temperar o frango apenas com sal fará com que a carne perca muito do seu potencial. Além disso, ela é mais difícil de pegar o sabor e é interessante deixar o tempero agindo por mais tempo.

Um frango bem temperado pode passar o dia todo de molho, por exemplo. Você pode aplicar diferentes tipos de sal para churrasco, mas dê preferência para os mais finos.

E se você não sabe como temperar, há uma série de condimentos que você pode colocar além do sal, como:

  • Shoyo
  • Molho inglês
  • Mostarda
  • Limão
  • Páprica doce
  • Alecrim
  • Chimichurry
  • Creme de cebola
  • Dentre outros

Linguiça precisa de tempero?

Um personagem principal do churrasco que você não precisa se preocupar em temperar é a linguiça!

A carne já vem devidamente temperada e você só precisa colocar na churrasqueira até ela ficar suculenta (ou bem sequinha, vai do seu gosto!).

E aí, quais dos tipos de sal para churrasco você já usou? Que tal fazer alguns testes para avaliar qual deles agrada mais o seu paladar durante o churrasco?

plugins premium WordPress

Descubra como preparar o verdadeiro churrasco americano! Clique abaixo e confira o American BBQ 2.0.

American Barbecue 2.0